A Nossa História

A nossa História

Um projeto de família.

Uma identidade de um País.

A nossa história funde-se com a história da família Bio. Nasce da paixão desta família pelas suas origens, pela sua terra, pelas suas gentes e pela preservação da sua identidade. Uma história que nasce na margem esquerda do Guadiana, no Alentejo interior, mas que hoje se expande para outros territórios no país. Sempre com a mesma filosofia e a mesma determinação, de contribuir para a preservação do melhor da identidade portuguesa e de valorizar as suas gentes.

Em 2007 Manuel Bio assume a presidência da Adega Granja Amareleja. Recupera um negócio em dificuldades, devolvendo a credibilidade e a importância social e económica da adega. Hoje a adega é responsável por 95% da produção da região. Movido por uma visão social das empresas. Acreditando que quem melhor defende a identidade local e os pequenos agricultores é o associativismo e o cooperativismo, dinamizando a economia local e retendo populações, desenvolve novos projectos, primeiro no Alentejo, depois no Douro, Lisboa, Tejo, Dão e Vinhos Verdes.

2007

O Alentejo é o berço da Abegoaria e é aqui que se encontra a maior multiplicidade de projetos, que são tão diversos quanto ricos em experiências. A Adega Granja Amareleja é um estandarte da tradição e da qualidade dos vinhos da margem esquerda do Guadiana. A Amareleza Vinhos traduz a irreverência do seu principal criador, o enólogo José Piteira. Mestre incondicional de técnicas ancestrais de vinificação na região – os famosos vinhos de talha. A Herdade da Madeira Velha, a referência de qualidade dos vinhos de Évoramonte. Os nossos vinhos da Vidigueira, nascem numa das sub-regiões mais particulares e emblemáticas de todo o Alentejo, responsável pela criação de vinhos de altíssima qualidade e forte personalidade. Mas não só de vinhos se constrói o projeto Abegoaria. A aposta nos azeites, nos queijos, nos enchidos e no presunto de Barrancos marca uma nova etapa na diversificação para outros produtos gourmet.

A mesma necessidade de devolver a dignidada aos produtos genuinamente nacionais levou-nos a percorrer o país e a apostar em projetos fiéis a estes princípios. Da Adega de Alijó, famosa pela produção de moscatel do Douro, à Adega de Penalva, referência da elegância dos vinhos do Dão, passando pela ViniVerde (Vinhos Verdes) ou a Adega de Dois Portos (Lisboa). A Quinta Vale de Fornos é outro dos nossos projetos emblemáticos. Com um terroir complexo, de transição entre a região do Tejo e a região de Lisboa, dispõe de condições únicas para a criação de vinhos de excelência. Com lagares clássicos de mármore do século XVIII e uma impressionante coleção de toneis, os vinhos desta quinta têm impressionado a crítica internacional.

Marcas de Referência

Mas a jóia do projeto, são os 500 hectares da Herdade Abegoaria dos Frades, no Alqueva, onde se prevê implantar um dos melhores projetos eno-turísticos do país, composto por um hotel de charme, e de onde sairão os melhores vinhos que o terroir permitir e que a mestria dos melhores enólogos conseguir desenvolver.

Este é o nosso projeto! Feito pelas nossas pessoas, em prol das nossas gentes e da sua identidade e para cada um de vós!

Os nossos sucessos

A nossa história é também uma história de sucesso. Crescemos rápido, mas de forma sustentada. É com orgulho, mas também com um forte sentido de responsabilidade, que podemos afirmar que os nossos produtos estão em milhares de lares portugueses. Dos 400 mil litros de vinho vendidos em 2007 prevemos chegar aos 20 milhões de litros em 2020. Estamos presentes nos principais canais de distribuição moderna, tendo registado em 2018 uma quota de 8%.

“Queremos manter um crescimento saudável, consistente e sustentável. O nosso objectivo de facturação para 2020 é de 40 milhões de euros. A Encostas d’ Alqueva, nos últimos anos, fez um percurso de crescimento no mercado nacional, que quer manter e reforçar. No ano 2017 começou a apostar em novos caminhos de crescimento com um foco mais activo na exportação e canal Horeca.”

Manuel Bio

Vinho 10 de Julho - Euro 2016

Origens. Identidade.Responsabilidade Social. Gerações.