A Nossa História

A nossa História

Um projeto de família.

A identidade de um País.

A nossa história funde-se com a história da família Bio. Nasce da paixão desta família pelas suas origens, pela sua terra, pelas suas gentes e pela preservação da sua identidade. Uma história que nasce na margem esquerda do Guadiana, no Alentejo interior, mas que hoje se expande para outros territórios no país. Sempre com a mesma filosofia e a mesma determinação, de contribuir para a preservação do melhor da identidade portuguesa e de valorizar as suas gentes.

Em 2007 Manuel Bio assume a presidência da Adega Granja Amareleja. Recupera um negócio em dificuldades, devolvendo a credibilidade e a importância social e económica da adega. Hoje a adega é responsável por 95% da produção da região. Movido por uma visão social das empresas. Acreditando que quem melhor defende a identidade local e os pequenos agricultores é o associativismo e o cooperativismo, dinamizando a economia local e retendo populações, desenvolve novos projectos, primeiro no Alentejo, depois no Douro, Lisboa, Tejo, Dão, Vinhos Verdes e agora também na Beira Interior, Algarve e Açores.

2007

O Alentejo é o berço da Abegoaria e é aqui que se encontra a maior multiplicidade de projetos, que são tão diversos quanto ricos em experiências. A Adega Granja Amareleja é um estandarte da tradição e da qualidade dos vinhos da margem esquerda do Guadiana. A Amareleza Vinhos traduz a irreverência do seu principal criador, o enólogo José Piteira. Mestre incondicional de técnicas ancestrais de vinificação na região – os famosos vinhos de talha. A Herdade da Madeira Velha, a referência de qualidade dos vinhos de Évoramonte. Os nossos vinhos da Vidigueira, nascem numa das sub-regiões mais particulares e emblemáticas de todo o Alentejo, responsável pela criação de vinhos de altíssima qualidade e forte personalidade. A Herdade do Gamito é um dos nossos projetos mais recentes no Alentejo. Situada no Crato, no Alto Alentejo, é uma herdade com características únicas, com parcelas distintas de alta individualidade, onde se encontram amiúde grandes rochas de granito. Aqui é um dos redutos de criação da categoria de fine wines do grupo, projeto encabeçado pelo enólogo António Braga. Mas não só de vinhos se constrói o projeto Abegoaria no Alentejo. A aposta nos azeites, nos queijos, nos enchidos e no presunto de Barrancos marca uma nova etapa na diversificação para outros produtos gourmet.

Mas a jóia do projeto, são os 500 hectares da Herdade Abegoaria dos Frades, no Alqueva, onde se prevê implantar um dos melhores projetos eno-turísticos do país, composto por um hotel de charme, e de onde sairão os melhores vinhos que o terroir permitir e que a mestria dos melhores enólogos conseguir desenvolver.

A mesma necessidade de devolver a dignidade aos produtos genuinamente nacionais levou-nos a percorrer o país e a apostar em projetos fiéis a estes princípios. Da Adega de Alijó, famosa pela produção de moscatel do Douro, à Adega de Penalva, referência da elegância dos vinhos do Dão, passando pela Adega Ponte da Barca (Vinhos Verdes), ou a Adega da Meda (Beira Interior) e ainda a Adega de Dois Portos (Lisboa) e por último a Adega de Lagoa (Algarve).

A Quinta Vale de Fornos é outro dos nossos projetos emblemáticos. Com um terroir complexo, de transição entre a região do Tejo e a região de Lisboa, dispõe de condições únicas para a criação de vinhos de excelência. Com lagares clássicos de mármore do século XVIII e uma impressionante coleção de toneis, os vinhos desta quinta têm impressionado a crítica internacional.

Em 2022, na categoria de fine wines são lançados os vinhos Eruptio um dos projetos mais cativantes do grupo. Esta é a primeira incursão da Abegoaria nas ilhas, particularmente na ilha do Pico (Açores), património mundial da humanidade pela UNESCO (desde 2004). Os vinhos Eruptio são a expressão líquida, honesta e cheia de nuances que representa o terroir vulcânico e atlântico onde crescem as suas raízes.

Em 2021 é concretizado o projeto mais ambicioso do grupo – a aquisição da Vidigal Wines. Esta empresa tem a sua maior força nos mercados internacionais, operando em cerca de 40 países e com marcas de grande sucesso internacional. O ex-libris é o vinho Porta 6, uma das marcas portuguesas de maior sucesso no estrangeiro e um dos vinhos portugueses mais vendidos no Reino Unido. Depois de ter alargado a sua produção a praticamente todas as regiões vínicas do país, esta aquisição reforçou e consolidou a diversificação do projeto Abegoaria, dando-lhe um sólido impulso nos mercados internacionais.

Marcas de Referência

Este é o nosso projeto! Feito pelas nossas pessoas, em prol das nossas gentes e da sua identidade e para cada um de vós!

Os nossos sucessos

Em 2021 é concretizado o projeto mais ambicioso do grupo – a aquisição da Vidigal Wines. Esta empresa tem a sua maior força nos mercados internacionais, operando em cerca de 40 países e com marcas de grande sucesso internacional. o ex-libris é o vinho Porta 6, uma das marcas portuguesas de maior sucesso no estrangeiro e um dos vinhos portugueses mais vendidos no Reino Unido. Depois de ter alargado a sua produção a praticamente todas as regiões vínicas do país, esta aquisição reforçou e consolidou a diversificação do projeto Abegoaria, dando-lhe um sólido impulso nos mercados internacionais.

“Queremos manter um crescimento saudável, consistente e sustentável.”

Manuel Bio

Vinho 10 de Julho - Euro 2016

Origens. Identidade.Responsabilidade Social. Gerações.