As Nossas Gentes
As nossas
Pessoas
O nosso projeto nasceu pelas nossas gentes. Mas são as nossas pessoas que permitem que todos os dias possamos cumprir a nossa missão e ser fiel ao nosso propósito. São as pessoas que fazem a riqueza do nosso projeto e nos permitem todos os dias continuar a sonhar e dar passos maiores na concretização da nossa visão.
As nossas pessoas estão ligadas às nossas gentes, à terra, à origem dos nossos produtos.
É esta riqueza que nos permite entregar experiências que têm tanto de autêntico quanto de bom. É a pureza de ser verdadeiro às origens e ao melhor que Portugal nos pode oferecer.
MANUEL BIO
CEO
Projetos fortes nascem da visão estratégica de líderes. Manuel Bio, gestor e empresário, natural da margem esquerda do Guadiana, viu oportunidades na Adega Cooperativa da Granja Amareleja onde outros viam uma falência eminente. O seu pai era associado da cooperativa, o que o levou a interessar-se pela situação da mesma. Como bom filho da terra decidiu ajudar. Em 2007 assume a presidência da cooperativa e em poucos anos restaurou a credibilidade e recuperou a colaboração de quase todos os associados. E assim se deu o início a um projeto que hoje dá pelo nome de Abegoaria. A visão estratégica e comercial de Manuel Bio e a busca de soluções na produção para dar resposta à expansão do negócio, levaram-no a desenvolver novos projetos primeiro no Alentejo, depois no Douro, Lisboa, Tejo, Dão e Vinhos Verdes. Hoje a Abegoaria é um projeto de vinhos, queijos, enchidos, azeites e turismo a nível nacional, com fortes ambições internacionais.
JOSÉ PITEIRA
ENÓLOGO AMARELEZA VINHOS
José Piteira é o nosso enólogo chefe da Adega Granja Amareleja e da Amareleza Vinhos. Ele aprendeu no trabalho a desenvolver a sua arte com uma personalidade forte e particular e dando-lhe uma assinatura distinta. Começou a fazer vinhos de talha desde muito jovem, ao lado do padrinho. Hoje, enólogos de outras casas de produção procuram-no para aprender a trabalhar esta técnica milenar de vinificação, tradicional na região vitivinícola alentejana. Quem conhece os seus vinhos e o seu trabalho, sabe que é um protetor das castas autóctones da margem esquerda do rio Guadiana, como as uvas Moreto (tinto) e Diagalves (branco).
António Ventura
Enólogo
António Ventura é o nosso enólogo chefe da Adega de Alijó e da Vidigal Wines. É um dos grandes nomes da enologia portuguesa. Licenciado em agronomia, com especialização em enologia na Alemanha, licenciatura em ciências aplicadas em vinificação pela Charles Sturt University na Austrália e uma pós-graduação em enologia pela Biotechnology Graduate School (UCP). Com 40 anos de carreira na enologia, António Ventura foi eleito “A Personalidade do Ano de 2022” por uma das revistas de vinhos de referência do país.
António Braga
Enólogo
Conhecido pelo seu percurso na Sogrape onde liderou a enologia de prestigiadas marcas do grupo e pela CAR no Douro. Tem no seu percurso a passagem por várias regiões internacionais como Califórnia, Argentina, Chile e Nova Zelândia. Conhecido por ser um enólogo pouco convencional, tem formação em Enologia e Viticultura pelo Instituto Superior de Agronomia, uma pós-graduação pela Universidade Católica em Enologia e Viticultura e um MBA, o que lhe confere uma visão do negócio e do marketing. Na Abegoaria colabora no desenvolvimento da categoria de fine wines, estando atualmente responsável pelos vinhos da Herdade do Gamito.
Bernardo Cabral
Enólogo
Conta que aos 12 anos já queria ser enólogo resultado de ter nascido numa família de enólogos. Formado em Enologia e Viticultura pelo Instituto Superior de Agronomia e pós-graduação em enologia pela Universidade Católica do Porto começou a sua carreira como enólogo em 1999. Hoje é consultor e tem uma parceria com a Abegoaria no lançamento dos novos fine wines dos Açores – Vinhos Eruptio.
Luís Bourbon
Enólogo
Luís Bourbon é diretor de enologia da Herdade da Madeira Velha, uma das referências de vinho de Évoramonte.