Publicado em

Grupo Abegoaria aposta na categoria de Fine Wines

Grupo Abegoaria aposta na categoria de Fine Wines

António Braga passa a colaborar com o Grupo Abegoaria com o objetivo de criar um projeto robusto de Fine Wines.

O projeto Abegoaria tem a sua génese na sub-região Granja-Amareleja, onde hoje é responsável por 90% da produção vinícola. Acreditando que quem melhor defende a identidade local dos vinhos portugueses, a economia local e as suas populações é o associativismo e parcerias, lançou novos projetos no Douro, Lisboa, Tejo, Dão, Vinhos Verdes e mais recentemente no Algarve, Beira Interior e Açores. No ano de 2021, adquire a Vidigal Wines, empresa detentora de marcas de prestígio internacional, tais como Porta 6, Reserva dos Amigos, Brutalis, entre outros. Com esta aquisição reforça a forte posição nacional e a grande dinâmica internacional, passando a exportar para mais de 40 mercados.

A estratégia atual do Grupo Abegoaria passa por reforçar a perceção de valor das suas marcas e desenvolver o segmento de fine wines. Para isso conta a partir de agora com a colaboração do enólogo António Braga, bem conhecido pelo percurso na Sogrape onde liderou a enologia de prestigiadas marcas do Grupo. Mas a sua experiência é mais vasta, tendo passado por várias regiões internacionais (Califórnia, Argentina, Chile e Nova Zelândia) e pela CARM, esta situada no Douro. É um enólogo pouco convencional, que para além da formação em viticultura e enologia, conta com um MBA, que lhe confere uma boa visão do negócio e do marketing. Junta-se ao grupo Abegoria, no desenho e na implementação da categoria de Fine Wines. Nas palavras de António Braga, “o projeto de criação de uma gama de Fine Wines no Grupo Abegoaria é não só desafiante como extremamente motivante. O grupo demonstra um enorme compromisso no desenvolvimento deste projeto e estou muito satisfeito por fazer parte dele!”.

Manuel Bio, CEO do Grupo Abegoaria, afirma que “é com muita satisfação que vê António Braga, juntar-se ao projeto e à estratégia de crescimento do grupo. Nestes últimos anos temos trabalhado com muita humildade na recuperação de projetos nacionais e na preservação da identidade da produção nacional, consolidando a nossa posição no mercado nacional e trabalhando na expansão internacional. Queremos continuar este caminho, mas criando ainda mais valor para toda a cadeia; para a organização, para os nossos parceiros e para os nossos consumidores”.

O grupo Abegoaria detém atualmente uma forte posição na distribuição moderna, através de marcas bem conhecidas dos portugueses como Piteira, Portal de São Braz, Vinha Maria Ana, Granja Amareleja, Abelharuco, Fonte da Perdiz, entre muitas outras.

A Abegoaria
O Grupo Abegoaria é uma referência na produção e comercialização de vinho a nível nacional e também internacional. Com uma faturação de cerca de 50 milhões de euros, está presente nas principais regiões de vinho no continente e nos Açores, para além de atuar no negócio dos azeites, queijos, enchidos e enoturismo. A sua posição na distribuição moderna é expressiva fruto do sucesso das suas marcas, para além de apresentar um crescimento exponencial na exportação e uma crescente implantação no canal Horeca.

Com a determinação de contribuir para a preservação do melhor da identidade portuguesa, dos seus produtos e de valorizar as suas gentes, o Grupo Abegoaria posiciona-se atualmente como um dos maiores grupos no mercado nacional e um importante exportador de vinhos nacional com presença em dezenas de mercados em 4 continentes.

Contando atualmente com mais de 200 colaboradores, o Grupo Abegoaria oferece uma cultura de proximidade, de sentimento de pertença e de grande ambição.