Nuno Vale assume Direção do Marketing do grupo Abegoaria
Grupo Abegoaria, determinado a colocar o marketing do grupo na vanguarda do setor, convida Nuno Vale a assumir o marketing do grupo.
O grupo Abegoria tem ganho expressão no setor do vinhos em Portugal. Em 14 anos passou de um negócio de meio milhão de euros, para os atuais cerca de 50 milhões de euros, num conglumerado de 17 empresas e a crescer. Com génese no Alentejo, mas com projetos nas principais regiões vitivinícolas do país, do Douro ao Algarve, passando pelos Açores, a Abegoria soube responder com sucesso às necessidades do mercado, lançando marcas de grande sucesso como Piteira, Portal de São Braz, Abelharuco, Fonte da Perdiz, Quinta Vale de Fornos, entre muitas outras. Hoje detém uma quota de mercado muito expressiva na distribuição moderna, particularmente na categoria Alentejo. Com a compra da Vidigal Wines, o ano passado, empresa detentora da marca Porta 6, um dos maiores sucessos internacionais dos vinhos portugueses, ganha um peso acrescido nos mercados internacionais, estando já presente em mais de 40 países.
A estratégia é de continuar a crescer a dois dígitos, como até aqui. Para isso pretende reforçar o valor das suas marcas, criar valor e tornar o negócio mais resiliente. Depois de ter vindo nos últimos anos a trabalhar com alguns dos melhores enólogos nacionais, tendo recentemente contratado o enólogo António Braga para a dinamização da categoria de Fine Wines, a estratégia passa agora pela dinamização da área de marketing do grupo. Com o intuito de colocar o marketing na vanguarda do setor acaba de anunciar o nome de Nuno Vale para liderar o marketing do grupo.
Nuno Vale é um marketeer com mais de 20 anos de experiência, tendo trabalhado em vários setores, quer a nível nacional quer internacional. Tem exercido funções numa grande diversidade de ambientes organizacionais e sectores de atividade, de companhias multinacionais com marcas mundiais, como a Nokia Mobile Phones, a associações industriais, como a ViniPortugal (Vinhos), ou a Associação de Promoção da Madeira (Turismo), onde foi até recentemente diretor executivo. É formado em Economia pela UNL, detém um MBA pela Rotterdam School of Management, um programa de executivos em Gestão de Marketing Digital pela Católica Lisbon e um programa de executivos em Estratégia na Era Digital pelo INSEAD. Em 2016 foi selecionado para o “Círculo da Inovação”, uma seleção do Jornal Expresso, SIC Notícias e NOS de 100 jovens gestores promissores de Portugal.
Nuno Vale tem fortes ligações ao setor do vinho. Em 2011, e durante 6 anos, assumiu a direção de marketing da ViniPortugal e foi responsável pelo lançamento da estratégia de promoção da marca Wines of Portugal e dos vinhos portugueses a nível mundial. Detém também a Bvine, empresa de consultoria em marketing estratégico.
Nuno Vale afirma que “é com bastante emoção que volto a trabalhar para este projeto, depois de ter desenvolvido a identidade e posicionamento do grupo abegoaria, aquando do seu lançamento. O grupo abegoaria é das organizações mais dinâmicas do setor, demonstrando uma enorme ambição e capacidade de concretização. As possibilidades de crescimento em valor são significativas e cá estarei para apoiar este trajeto”.
Manuel Bio, CEO do Grupo Abegoaria, afirma “que colocarmos o marketing do grupo na vanguarda do setor é essencial para a nossa estratégia de continuado crescimento. Vamos querer continuar a crescer a dois dígitos, apostando na diversificação da oferta e na criação de soluções de maior valor para toda a cadeia. É com enorme satisfação que temos novamente o Nuno Vale a colaborar no nosso projeto de crescimento.”
Manuel Bio
Nuno Vale
A Abegoaria
O Grupo Abegoaria é uma referência na produção e comercialização de vinho a nível nacional e também internacional. Com uma faturação de cerca de 50 milhões de euros, está presente nas principais regiões de vinho no continente e nos Açores, para além de atuar no negócio dos azeites, queijos, enchidos e enoturismo. A sua posição na distribuição moderna é expressiva fruto do sucesso das suas marcas, para além de apresentar um crescimento exponencial na exportação e uma crescente implantação no canal Horeca.
Com a determinação de contribuir para a preservação do melhor da identidade portuguesa, dos seus produtos e de valorizar as suas gentes, o Grupo Abegoaria posiciona-se atualmente como um dos maiores grupos no mercado nacional e um importante exportador de vinhos nacional com presença em dezenas de mercados em 4 continentes.
Contando atualmente com mais de 200 colaboradores, o Grupo Abegoaria oferece uma cultura de proximidade, de sentimento de pertença e de grande ambição.